Produtos

O projeto Conexão Linguagem produziu 03 tipos de material: (1) Programas de Vídeo; (2) Programas de Áudio; (3) Produtos de software. Esse material se relaciona de acordo com o tema abordado, complementando o estudo do aluno.

A fim de apoiar a prática docente, também foi produzido o Guia do Professor, que contem sugestões de:

a) como preparar os alunos para assistir aos episódios de audiovisual e/ou de áudio;

b) discussões a serem realizadas após a exibição dos episódios;

c) atividades a serem desenvolvidas pelos alunos a partir das questões apresentadas nos episódios audiovisual e/ou de áudio;

d) bibliografia para aprofundamento das discussões levantadas nos episódios audiovisual e/ou de áudio.

Veja a seguir uma descrição de cada produto, incluindo uma subdivisão por série de estudo.

1 - Programas de vídeo

Propõe-se a realização de uma série de programas, intitulada “Viagem no Tempo”. A estrutura proposta para o audiovisual possibilitará a produção de uma série de episódios – todos curtos, com filmagem ágil, com o mínimo de didatismo possível – destinados às 3 séries do ensino Médio.

Dois alunos, Pedro, 18 anos, e Carolina, 17, são capturados por um site de língua portuguesa e literatura em língua portuguesa enquanto realizavam uma pesquisa escolar. Como em filmes de viagem no tempo, eles interagem com personagens históricos em diversas circunstâncias. Depois de passar pelas situações próprias a cada programa, encontram uma brecha em uma parede pela qual passam de um episódio a outro. A partir dessa estrutura, há 3 programas com 3 episódios de 10 minutos para cada série do Ensino Médio, totalizando 90 minutos de produtos audiovisuais por série.

1a série do Ensino Médio

Programa 1 – Causos e Falas (3 episódios)

Pedro e Carolina caem em uma chácara no interior do país, onde se realiza uma festa. Tomam contato com narrativas orais e variedades linguísticas regionais brasileiras. Aprendem a valorizar a cultura e a literatura popular.

Coordenação: Tânia Alkmim, Vandersi Sant’ana Castro e Márcia Abreu


Programa 2 –Heroísmo e Aventura: Luis de Camões (3 episódios)

Pedro e Carolina conhecem Luís de Camões e alguns de seus poemas. Tomam contato com a história portuguesa do século XVI e aprendem sobre técnicas de impressão empregadas na época. Familiarizam-se com as características próprias do gênero épico.

Coordenação: Márcia Abreu


Programa 3 – Vozes da cidade (3 episódios)

Carolina e Pedro encontram-se no Rio de Janeiro e tomam contato com questões de língua portuguesa que circulam nas mais variadas mídias da cidade.

Coordenação: Eduardo Guimarães



2a série do Ensino Médio

Programa 1 – Coisas da Vida (3 episódios)

A partir do encontro com o poeta Fernando Pessoa, Pedro e Carolina tomam contato com a história portuguesa do início do século XX, conhecem as técnicas de produção de livros na época, são apresentados a alguns poemas do autor e têm informações sobre a avaliação crítica de sua poesia em seu tempo. Familiarizam-se com características do gênero lírico.

Coordenação: Márcia Abreu


Programa 2 – Sinistro! (3 episódios)

Pedro e Carolina se deparam com três usos diferentes da palavra “sinistro” – como substantivo, como adjetivo e como interjeição – e aprendem que pode haver sentidos diferentes para uma mesma palavra de acordo com as condições de produção do discurso.

Coordenação: Suzy Lagazzi e Carmen Zink Bolonhini


Programa 3 – Imagens do Brasil (3 episódios)

Neste programa, Pedro e Carolina aparecem na corte portuguesa do século XVI e tomam contato com os discursos dos viajantes, seus desenhos e ilustrações a respeito do Brasil.

Coordenação: Suzy Lagazzi e Carmen Zink Bolonhini



3a série do Ensino Médio

Programa 1 – Razão e Sentimento: Machado de Assis (3 episódios)

Carolina e Pedro conhecem Machado de Assis e alguns de seus romances. Tomam contato com a história brasileira do final do século XIX e visitam a mais importante editora e livraria brasileira da época. Aprendem quais são as características da produção e circulação de narrativas em folhetins. Percebem qual era a condição social dos literatos e como eram avaliados os romances na época. Familiarizam-se com as características próprias do gênero romanesco.

Coordenação: Márcia Abreu


Programa 2 – A Cabanagem (3 episódios)

Carolina e Pedro são transportados para Belém, em 1835. Eles se encontram com os protagonistas da revolta popular conhecida como Cabanagem. Entram em contato com o uso da Língua Geral Amazônica (Nheengatu) e tomam conhecimento de estratégias de resistência popular ao poder do Império. Aprendem sobre os processos históricos de silenciamento das mulheres e dos oprimidos bem como sobre a circulação de textos de autoria coletiva e anônima.

Coordenação: Mônica Zoppi Fontana


Programa 3 – Viagem ao cérebro (3 episódios)

Os dois jovens vão à Rússia em 1970 e encontram Alexander Romanovich Luria, célebre neuropsicólogo. Descobrem que o cérebro funciona integradamente e que pessoas com e sem lesão cerebral são capazes de aprender. A certeza sobre a capacidade de aprender é a chave que os conduz de volta à vida real.

Coordenação: Maria Irmã Hadler Coudry



2 - Programas de Áudio

A estrutura prevista para o áudio contém uma série de episódios desenvolvidos como programas de rádio, que se organizam a partir de 4 eixos temáticos: questões polêmicas de atualidade (programa “Hora de debate”), humor e crônica social (programa “Quem ri seus males espanta”), música e diversidade cultural (programa “Que música é essa?”), grandes pensadores e sua circulação na sociedade (programa “Frases célebres”).

1a série do Ensino Médio

Programa 1 – “Hora de Debate” - Índios e Discursos: isolamento, conflitos, contato(2 episódios)

Os alunos observam o funcionamento do estereótipo na construção imaginária das identidades sociais e atentam para o funcionamento do discurso jurídico como espaço de mediação/apagamento das contradições sociais.

Episódio 1 - Analisa-se o conflito de classe que perpassa o debate.

Episódio 2 - Analisa-se o conflito entre gêneros presente no debate, discutindo o preconceito contra a mulher em geral e especificamente contra a prostituição feminina.

Coordenação: Mônica Zoppi Fontana


Programa 2 – “Quem ri seus males espanta”: piadas, provérbios e provérbios alterados (3 episódios)

Episódio 1: Piadas - Os alunos observaram o funcionamento pragmático e discursivo da língua na produção de efeitos humorísticos.

Coordenação: Sírio Possenti

Episódio 2: Provérbio - Os alunos observam o funcionamento da língua em enunciados historicamente estabilizados que interpretam fatos do cotidiano.

Coordenação: Suzy Lagazzi e Carmen Zink Bolonhini

Episódio 3: Provérbios Alterados - Os alunos desenvolvem uma reflexão sobre os efeitos de leitura produzidos pela transposição de gêneros textuais, contemplando os aspectos estruturais e discursivos vistos nos dois episódios anteriores.

Coordenação: Sírio Possenti


Programa 3 – “Que música é essa?” (2 episódios):

Episódio 1- O português de Portugal - Os alunos observam, através de músicas tocadas e comentadas no programa, as características do português falado no Portugal.

Coordenação: Tânia Alkmim e Vandersi Santana Castro

Episódio 2 - África - Os alunos observam, por meio de músicas tocadas e comentadas no programa, as variedades do português falado em países africanos de língua portuguesa, familiarizando-se com as diferenças e valorizando a diversidade lingüística e cultural.

Coordenação: Tânia Alkmim e Vandersi Santana Castro


Programa 4 – “Frases célebres” (2 episódios)

Episódio 1 – Cotidiano - Os alunos observam, por meio de frases, máximas, aforismos, adágios que circulam no cotidiano da sociedade atual em agendas, adesivos de carro, camisetas etc., questões relativas à polifonia.

Coordenação: Sírio Possenti

Episódio 2 - Epigramas: sua origem na Antigüidade, autores gregos e latinos, sua permanência até os dias atuais, seus tipos (satírico, irônico, panegírico).

Coordenação: Isabela Tardin Cardoso



2a série do Ensino Médio

Programa 1- “Hora de Debate”: Violência contra a mulher e conflitos de classe (2 episódios)

Os alunos observam o funcionamento do estereótipo na construção imaginária das identidades sociais e atentam para o funcionamento do discurso jurídico como espaço de mediação/apagamento das contradições sociais.

Episódio 1 - Analisa-se o conflito de classe que perpassa o debate.

Episódio 2 - Analisa-se o conflito entre gêneros presente no debate, discutindo o preconceito contra a mulher em geral e especificamente contra a prostituição feminina.

Coordenação: Mônica Zoppi Fontana


Programa 2 – “Quem ri seus males espanta”: piadas e provérbios (3 episódios)

Episódio 1: Piadas - Os alunos observam o funcionamento sintático e semântico da língua na produção de efeitos humorísticos.

Coordenação: Sírio Possenti

Episódio 2: Provérbios - Os alunos observam o funcionamento da língua em enunciados historicamente estabilizados através dos quais circulam interpretações moralizantes, percebendo o cruzamento dos discursos jurídico e religioso.

Coordenação: Suzy Lagazzi e Carmen Zink Bolonhini

Episódio 3: Provérbios Alterados - Os alunos desenvolvem uma reflexão sobre os efeitos de leitura produzidos pela transposição de gêneros textuais, contemplando os aspectos estruturais e discursivos vistos nos dois episódios anteriores.

Coordenação: Sírio Possenti


Programa 3 – “Que música é essa?” ( 2 episódios)

Episódio 1- Empréstimos Linguísticos - As variedades populares do português brasileiro atual. Os alunos observam, através de músicas tocadas e comentadas no programa, as variedades populares do português falado no Brasil hoje, familiarizando-se com as diferenças e valorizando a diversidade linguística e cultural.

Episódio 2 – Um falar regional: Rio grande do Sul - A variedade popular do Rio grande do Sul é apresentada.

Coordenação: Tânia Alkmim e Vandersi Santana Castro

Estrangerismos e Línguas Estrangeiras - O programa debaterá os efeitos produzidos pela introdução de estrangeirismos na língua, discutindo o papel das políticas lingüísticas de Estado em relação à diversidade lingüística e cultural.

Coordenação: Tânia Alkmim e Vandersi Santana Castro


Programa 4 – “Frases célebres” (2 episódios)

Episódio 1 – Cotidiano na Mídia - Os alunos se familiarizam com textos breves atuais que desenvolvem a função de crítica política e social a partir da sátira, ironia, paródia.

Coordenação: Sírio Possenti

Episódio 2 - Epigramas - Os alunos se familiarizam com o gênero epigramático na literatura de língua portuguesa, Bocage, autores modernos.

Coordenação: Isabela Tardin Cardoso



3a série do Ensino Médio

Programa 1 - “Hora de Debate” - Campanhas oficiais de prevenção contra DSTs: linguagem em alerta (2 episódios)

Os alunos observam o funcionamento do discurso de divulgação científica como espaço de interpretação e circulação dos sentidos da ciência na sociedade e sua relação com a propaganda institucional. Observam, ainda, os diversos procedimentos de controle do discurso em relação a sua circulação pública: o tabu, o dogma, a doutrina, o comentário.

Episódio 1- Analisam-se os comentários de especialistas em saúde pública e opiniões de foliões de diversas idades sobre esse saber especializado;

Episódio 2- Observa-se a opinião de representantes da Igreja e o debate religioso e moral aberto pela questão

Coordenação: Mônica Zoppi Fontana


Programa 2 – “Quem ri seus males espanta”: piadas e provérbios (3 episódios)

Episódio 1: Piadas - Os alunos observarão o funcionamento fonético, fonológico e morfológico da língua na produção de efeitos humorísticos.

Coordenação: Sírio Possenti

Episódio 2: Provérbio: - Os alunos observarão o funcionamento da língua em enunciados historicamente estabilizados que apresentam marcas de subjetividade. O programa discute os diferentes efeitos de verdade produzidos pela presença ou ausência dessas marcas no texto.

Coordenação: Suzy Lagazzi e Carmen Zink Bolonhini

Episódio 3: Provérbios em Piadas : - Os alunos desenvolvem uma reflexão sobre os efeitos de leitura produzidos pela transposição de gêneros textuais, contemplando os aspectos estruturais e discursivos vistos nos dois episódios anteriores.

Coordenação: Sírio Possenti


Programa 3 – “Que música é essa?” (2 episódios)

Episódio 1 – O português popular brasileiro - Os alunos observam, por meio de músicas tocadas e comentadas no programa, as variedades do português no Brasil, familiarizando-se com as diferenças e valorizando a diversidade linguística e cultural.

Coordenação: Tânia Alkmim e Vandersi Santana Castro

Episódio 2 – Linguagem e identidade social- observa-se a relação da linguagem com a constituição do processo identitário do brasileiro

Coordenação: Tânia Alkmim e Vandersi Santana Castro


Programa 4 – “Frases célebres” (2 episódios)

Episódio 1 – Cotidiano na Mídia - Os alunos observam o funcionamento de frases que circulam na mídia.

Coordenação: Sírio Possenti

Episódio 2 – Autor e Autoria Os alunos observam questões relativas à autoria em frases célebres.

Coordenação: Mônica Zoppi Fontana e Eduardo Guimarães



3 – Produtos de software

Após a exibição dos programas de audiovisual ou dos programas de áudio, e depois de terem sido feitas as atividades apresentadas para cada um dos episódios, poderão ser feitos os jogos computacionais. A cada episódio de áudio ou de audiovisual equivale pelo menos um jogo. Seu objetivo é contribuir para a fixação dos conteúdos discutidos nos episódios e/ou apresentar alguns dados novos referentes a esses conteúdos.